O castro de Monte Mozinho constitui um núcleo dependente do Museu Municipal de Penafiel e integra a Rede de Castros do Noroeste Peninsular.
Localizado nas freguesias de Oldrões e Galegos, concelho de Penafiel, é um povoado fortificado de altura que ocupa um cabeço destacado da serra, com 408 m de altitude. Desfrutando de amplos horizontes, que se estendem a Leste até à Serra do Marão e a Sul atingem o Montemuro, debruça-se sobre a depressão onde corre o rio Cavalum / ribeira da Camba, caminho natural que une o Norte do concelho ao rio Douro, modernamente percorrido pela estrada Penafiel – Entre-os-Rios.
Povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. mas com uma ampla cronologia de ocupação, que chega mesmo a atingir o século V, é fortificado com duas linhas de muralhas. O castro possui uma extensa área habitada, com cerca de 22 hectares, e apresenta diversas reformulações urbanísticas, sendo possível observar vários tipos de construção, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou retangular.
Na parte superior do castro destaca-se a muralha do século I, cuja entrada era flanqueada por dois torreões onde se encontravam duas estátuas de guerreiros galaicos, atualmente no Museu Municipal. O topo do castro é coroado pela acrópole, delimitada por um espesso muro e estéril em construções interiores. Aí se desenrolariam atividades várias, como jogos, assembleias, mercado, etc.
As escavações no Castro de Monte Mozinho tiveram início em 1943. Interrompidos os trabalhos arqueológicos por algumas décadas, foram então retomados em 1974, podendo o espólio ser visto no Museu Municipal de Penafiel.
No Centro Interpretativo do Castro de Monte Mozinho, inaugurado em 2004, pode ser observado um conjunto de maquetes e algumas peças que complementam a visita à área arqueológica do castro.
O Museu Municipal faz visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia.
© 2024 Junta de Freguesia de Galegos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a móvel fixa nacional